sexta-feira, 25 de abril de 2014

O poder da Gratidão e da Psicologia Positiva


Gratidão é apreciar e estar consciente das coisas boas que a vida nos apresenta. 


Na psicologia positiva aprendemos que a gratidão é uma das maneiras mais poderosas e instantâneas para se entrar em um estado emocional mais positivo.


Alguns estudos revelam que quando as pessoas manifestam ou praticam a gratidão são mais saudáveis, vivem mais e sentem-se mais jovens. Esta pesquisa também revelou que as pessoas que se engajam na prática diária da gratidão apresentam melhor qualidade de sono.


A gratidão é uma emoção positiva e tradicionalmente estudada por filósofos e humanistas. Recentemente tem sido objeto de estudo de abordagens que utilizam a metodologia cientifica. A psicologia positiva não estuda a gratidão apenas como uma disciplina acadêmica, as também como uma atividade prática que pode ser incrementada. 


É um instrumento para incrementar o nível de felicidade e atuorregulação emocional.

Dentro de uma perspectiva social e humanitária, a gratidão social e humanitária, a gratidão serve como nutrição. Alguém faz algo de bom e você diz: agradecido ou grato. Esta comunicação incentiva o realizador a fazer mais coisas boas. Ambas as partes são preenchidas por sentimentos positivos. Gratidão é fundamental para estabelecer e fortalecer relacionamentos. Imagine você sair com alguns amigos e no dia seguinte, receber uma mensagem de um deles dizendo. “Agradecido pelo passeio da noite passado. Foi ótimo vê-lo”. Como você se sentirá? Existe uma grande chance de você sentir-se muito bem e querer encontrar essa pessoa a novamente e o vinculo mutuo se fortalecer.


A gratidão é uma importante força do caráter, fortemente correlacionado com o sentir-se feliz. Por isso ,seja grato regularmente, só faz bem!


10 h ·